Na manhã de ontem (08/05), geólogos da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM realizaram vistoria técnica nos locais que apresentaram deslizamentos nos últimos dias, em especial, próximo de onde situação a Câmara de Vereadores e a Rua Duque de Caxias.
O trabalho foi realizado pela Professora Dra. Andrea Nummer e Professor Dr. Romário Trentin, Geólogos e pelo Professor Dr. Luis Robaina, Geógrafo, todos integrantes do quadro de professores da UFSM, os quais foram acompanhados pelo Engenheiro Civil do quadro da Prefeitura, Rafael Garcia Cardoso.
A partir do trabalho realizado ontem será apresentado RELATÓRIO TÉCNICO com medidas a serem adotadas pela Prefeitura, tais como:
- Remoção/destruição de algumas pedras que apresentam possibilidade de atingir edificações;
- Remoção de árvore que apresenta risco para Unidade Básica de Saúde;
- Contratação de empresa especializada na área de geologia, para execução de “topografia em detalhe” dos locais, onde serão apresentadas ações de mitigação de riscos (intervenções) e indicação de locais com maiores probabilidades de absorção de novas movimentações (deslizamentos);
É importante SALIENTAR que todas as ações a serem adotadas deverão observar indicações técnicas, a fim de evitar novas movimentações de massa, o que pode ocorrer no caso de trabalhos de pessoas não habilitadas.
Segundo o Prefeito Rogério Kuhn, o trabalho técnico que está sendo desenvolvido é imprescindível para adoção de medidas seguras e efetivas para minimização de riscos, ações que serão realizadas com absoluta prioridade, conforme a indicação dos especialistas nas áreas de geologia e engenharia.
No que se refere as edificações existentes na Rua do Comércio (trecho entre a Câmara de Vereadores e esquina da Rua Duque de Caxias) e Rua Duque de Caxias (trecho entre a esquina com a Rua do Comércio e esquina da Rua da Matriz), foi esclarecido que:
- não se pode excluir a possibilidade de novos episódios de deslizamentos, situação que tende a ocorrer em condições climáticas chuvosas;
- moradores dos locais acima citados (caso optem por permanecer em suas residências) devem se manter atentos em caso de chuvas, recomendando-se a evacuação das edificações;
- até a execução dos serviços preliminares, o que depende da contratação de empresa especializada e apta a realizar o trabalho com segurança, bem como de condições climáticas adequadas, orienta-se a manutenção do afastamento de pessoas dos locais.