(55)3259-1122   
Seg-Sexta 8h às 12h - 13h às 17h

Pontos Turísticos

Praça Martimiano Eggres da Costa

Construída em 1986, originou-se de uma doação de Joaquina da Silva Costa, com a condição de ser dado o nome de seu marido no local. Nesta praça está localizado o maior tronco fóssil do município, com 11 metros de comprimento e 1 de diâmetro, pesando em torno de 15 toneladas.

A praça, como o restante da cidade, é decorada com fósseis nas calçadas e nos canteiros. Também possui uma quadra de esporte, Aeronave Xavante e a Igreja Luterana, decorada com fósseis.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.06.30

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.06.30

 

Image
Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Ao lado esquerdo da Igreja Matriz, está localizada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com uma escadaria construída inteiramente de fósseis vegetais. Para a chegada, possui uma via calçada e logo inicia o primeiro plano de escadarias com 12 degraus, o segundo plano com 21 degraus, onde se chega ao oratório da Santa, todo feito com pedaços de pedras que eram madeiras.

A Gruta foi construída na encosta do morro, num ambiente calmo e com muita vegetação. A tranquilidade é realmente transmitida pelo local, especialmente iluminado para que você possa fazer a sua oração também no período da noite. Aos devotos de Nossa Senhora há o ditado que todo pedido feito a Santa, é atendido.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.10.51

Image
Praça Santo Brugalli

Esta é a praça central do município, contendo toda a sua ornamentação com fósseis vegetais. Praça central em forma de triangulo, toda construída com material fossilizado, principalmente partes de troncos de árvores, tendo como monumento um busto de Santo Brugalli, um dos primeiros moradores da cidade. Da lateral superior da praça e do outro lado da rua, sai uma escadaria em madeira petrificada em direção ao alto de um morro, onde existe um "Monumento aos Dez Mandamentos".

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.12.18

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.12.19

Imagem do WhatsApp de 2023 05 03 às 13.12.5518

Imagem do WhatsApp de 2023 05 503 às 13.12.19

Image
Jardim Paleobotânico

O Jardim Paleobotânico de Mata é um belo espaço ao ar livre para contemplação dos fósseis vegetais que afloram no chão na beirada dos morros. É uma reserva protegida, a única do gênero no Brasil, pela quantidade de fósseis preservados, que podem ser observados ainda no solo. O Jardim foi idealizado e criado no ano de 1980 a partir de convênio da UFSM – Universidade de Santa Maria e a Prefeitura Municipal de Mata, com finalidade servir para campo de estudo, preservação e visitação. No ano de 2018 foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, tamanha a sua importância como registro para compreensão da evolução da história do planeta e da sociedade no contexto sul-rio-grandense.

Image
Ponte Férrea Vila Clara

Construída em 1939, é a maior ponte férrea em vão livre da América Latina, sendo 146 metros. Foi construída por uma família inglesa sobre o Rio Toropi. Além da Ponte, também possuímos a Antiga Estação Férrea, localizada na sede do município, a qual ligava Porto Alegre à São Borja. 

Image
Museu Fragmentos do Tempo

O Museu Fragmentos do Tempo está localizado na zona rural de São José do Louro a aproximadamente 5 km do centro da cidade de Mata. Visitas devem ser agendas com antecedência pelo telefone (55) 9619-8428 ou e-mail: museufragmentosdotempo@bol.com.br e O museu, anteriormente, havia sido parte da casa da família de José Eron Haesbaert, que hoje é diretor do estabelecimento, e foi criado no intuito de eternizar o passado de acordo com objetos simples de cada período, como louças de cozinha com os mais diferentes aspectos e pinturas detalhadas - a maioria de porcelana. Nas paredes, também é possível encontrar quadro com ilustrações de antigos moradores e familiares da região. Hoje, o museu conta com mais ou menos 8 mil itens das mais diferentes nacionalidades, a exemplo da japonesa e alemã.

Image
Cascata da Boa Esperança

Esta localizada a 6 km da sede do município, saindo em direção a Igreja Matriz. Possui uma linda queda d'água de 20 metros e ainda uma trilha entre as águas correntes da cascata. Além desta Cascata, possuímos outras as quais poderão obter mais informações por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Paleontologia. 

Image
Museu Municipal Padre Daniel Cargnin

Museu que homenageia o Padre Daniel Cargnin, o mesmo chegou ao município de Mata/RS no ano de 1976, onde se dedicou às suas obrigações religiosas e a paleontologia, sendo que o primeiro desafio que encontrou foi mostrar a sociedade o valor que possuíam à sua frente! Não eram apenas pedras, e sim fósseis vegetais de mais de 200 milhões de anos.

Assim foi criado o Museu Municipal Padre Daniel Cargnin, em homenagem á pessoa que mais ajudou o município durante 26 anos, o responsável pela criação das ornamentações (praças, escadarias, grutas), da real descoberta do nosso maior tesouro!

O museu está localizado no centro do município (Rua do Comércio, 582), possuindo 2.500 peças fósseis, tanto animal quanto vegetal, considerado um dos maiores acervos do Brasil com peças originais. As visitas podem ser feitas via agendamento no fone (55) 3259-1272 ou WhatsApp (55) 9.9973-6634 ou até mesmo durante a semana das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, em sábados, domingos e feriados das 09h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Lembrando que para os cidadãos Matenses a entrada é gratuita.  Venha nos visitar! 

Image
Pórtico De Entrada Do Município

Na entrada do município se encontra uma réplica de uma fêmea de dinossauro Branquissauro ( lagarto verde ), herbívoro, descoberto em 1900 no estado do Colorado, Estados Unidos. 

O primeiro ponto turístico lhe convida para a entrada a passeios inesquecíveis no restante do município, uma história de 200 milhões de anos com fatos encantadores. 

Image
Igreja Matriz Santo Antônio

Foi o primeiro trabalho de ornamentação com os fósseis, onde foram realizadas as escadarias, uma cruz e uma pequena praça idealizada pelo Padre Daniel Cargnin no ano de 1977. A igreja Matriz Santo Antônio foi onde o Pe. Daniel chegou para exercer sua função no ano de 76, desde que chegou interessou-se pela proteção e estudos dos fósseis vegetais que o município possui.

Graças a ele, foi mostrado o valor deste material e assim como forma desses fósseis não serem retirados no município, foram idealizadas as praças, escadarias, grutas e casas.

Curiosidade: Foi o primeiro trabalho com aproveitamento de madeira petrificada, em ornamentação feita na cidade. A Igreja está circulada por calçadas de fósseis vegetais enaltecendo o valor da imortalidade e preservação dessas riquezas.

Igreja Matriz

Igreja Matriz 2

Image
Monumento Santa Madre Paulina

O Santuário foi construído no morro a 500 metros do centro da cidade. Está localizada em meio a floresta, possuindo um monumento decorado com fósseis vegetais com a relíquia de Santa Paulina, a qual foi a primeira cidade a receber a imagem de santa.

Curiosidade: Fica a cerca de meio quilômetro de distância do centro da cidade, para quem vai em direção a Vila Clara.

O monumento está localizado no alto de uma pequena colina e não tem muita coisa em volta, apenas muitas árvores e vegetação nativa.

O acesso até a estátua de Madre Paulina é feito por três degraus, ao lado de uma pequena cruz de ferro. Fora a cruz, todo o monumento foi construído com madeira fossilizada.

Madre paulina

Image
brasao mata
 
Rua do Comércio, nº495,
Mata/RS Cep 97410-000
 
 
Horário de Atendimento: 
Seg-Sex 08:00-12:00 e 13:00-17:00
 
 
    (55)3259-1122   
Seg-Sexta 8h às 12h - 13h às 17h