Prefeito participa do 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro

Na última quarta-feira (08/03), o Prefeito Rogério Kuhn participou do 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Com outros prefeitos, secretários municipais e entidades representativas do agronegócio gaúcho, redigiram uma Carta Municipalista, com reivindicações referentes à irrigação no RS.

O documento será enviado ao governo do Estado, Assembleia Legislativa, governo federal e Congresso Nacional, fruto das discussões sobre “Irrigando para crescer: do discurso à prática”.

A primeira demanda é a aprovação de legislação, tanto no âmbito estadual quanto federal, que permita a reserva de água nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os gestores também solicitaram a agilização e descentralização de procedimentos para concessão de outorgas para uso de água em irrigação.

Na carta, foi solicitado a liberação de recursos do Plano Safra, com juros compatíveis e prazos adequados para pagamento, de forma permanente, para investimento em irrigação. Também se pediu investimento por porte do governo estadual e federal, bem como de concessionárias de energia elétrica, para a universalização do acesso à energia trifásica no meio rural.

O documento também pede, em geral, aos governos municipais, estaduais e federais e à cadeia produtiva do agro para investirem em programas voltados ao uso, manejo e conservação do solo, de modo a permitir maior retenção de água das chuvas.

Prefeito participa do 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro 1920 1080 px