Programa Saúde com Agente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao Programa Saúde com Agente, criado pelo Ministério da Saúde para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Os encontros começarão em agosto de 2022, com a finalidade de formar amplamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias, totalizando 8 agentes no município, coordenados pela preceptora Enfermeira Josie Gabriela Seidel.

O objetivo é proporcionar a formação teórica e técnica desses agentes, habilitando-os para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças, bem como melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária para a população.
Além de reforçar o reconhecimento dos Agentes, com um trabalho educativo relevante para a cidadania na área da saúde, aumentando a sua atuação na prevenção e nos cuidados com as pessoas.

O objetivo é que esses profissionais sejam cautelosos ao analisarem as informações coletadas nas residências e saibam melhor direcionar os pacientes que necessitam de cuidados.

Programa Saúde com Agente 1920 1080 px