Na manhã de hoje (22/02) a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de imunização contra Covid-19 com a vacina bivalente em Mata. Esta primeira remessa do imunizante foi destinada exclusivamente ao público residente e trabalhadores de Instituição de Longa Permanência de Idosos.
A vacina bivalente estará disponível de forma escalonada, considerando a disponibilidade de estoque e cronograma de entrega dos imunobiológicos pelos produtores.
Na sequência, de acordo com disponibilidade de vacinas, serão imunizados com a vacina bivalente pessoas com 70 anos ou mais e imunocomprometidas, que já podem entrar em contato com a Sala de Vacinas para realizar o agendamento.
Na fase 2, estão as pessoas de 60 a 69 anos; na fase 3, as gestantes e puérperas; na fase 4, os trabalhadores da saúde e, na fase 5, as pessoas com deficiência permanente.
Pré-requisitos - Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário com a vacina monovalente. No caso da vacina Janssen, também será necessário ter um reforço (dose única + uma dose de reforço). No caso das vacinas Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, duas doses e reforços, se houver administração. O intervalo mínimo entre a segunda dose da vacina monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de quatro meses.