Prefeitura inicia modernização tecnológica do software de gestão pública

Com o objetivo de tornar a administração pública mais eficiente, moderna e conectada, fomentar a inclusão digital e trazer mais desenvolvimento tecnológico e econômico, a Prefeitura de Mata deu início a uma revolução tecnológica na infraestrutura pública do município.

O projeto de modernização “Prefeitura Digital” contemplará de forma totalmente digital áreas como: Saúde Pública, Rede Municipal de Ensino, Gestão Ambiental, Contabilidade, Compras e Licitações, Tributos, Tesouraria, Fiscalização, Protocolo Web, Folha de Pagamento e Recursos Humanos, Procuradoria, entre outros.

A nova tecnologia possibilitará, depois de implantada, que empresas e pessoas físicas emitam certidões negativas de débitos, parcelem IPTU e demais tributos, realizem requerimentos, TOTALMENTE por meio digital, sem precisar deslocar-se até a sede das repartições públicas para protocolo.

Do ponto de vista de economia de recursos e sustentabilidade o projeto irá contribuir substancialmente para redução do uso de papel, considerando que grande parte do trâmite de documentos poderá ser realizado em meio digital.

Segundo o Prefeito Rogério Kuhn: “o projeto vai modernizar e trazer inovação para a administração pública, pensando o município como um novo eixo de desenvolvimento tecnológico, visando mais crescimento econômico e social. Nesse sentido, o projeto é uma forma de pensar a Tecnologia da Informação - TI também como uma política de Estado, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

Ainda segundo o Prefeito: “pode-se dizer que a modernização do sistema de gestão do município será um dos principais legados que nossa administração deixará em benefício dos munícipes, tornando possível que os serviços oferecidos se tornem céleres e menos burocráticos”.

Até o momento, a Rede Municipal de Educação já usa integralmente a nova tecnologia, estando em andamento a implantação e treinamento no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

A previsão é que a implantação seja finalizada até o final do mês de setembro de 2022, com posterior implementação gradativa, especialmente pela necessidade de que os servidores públicos e a população em geral consigam assimilar e aprender a utilizar as novas tecnologias.

Prefeitura inicia 1920 1080 px