Geoparque Raízes de Pedra

Dando continuidade ao fortalecimento de políticas públicas na área do turismo, a Prefeitura de Mata, juntamente com outros 05 (cinco) municípios da região (Jaguari, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estão conjugando esforços para elaboração de projeto para constituição de um novo GEOPARQUE, a ser qualificado para reconhecimento da Unesco.

Com o início dos trabalhos já ficou definido o nome: “Geoparque Raízes de Pedra” para identidade do projeto (obtido por meio de consulta pública), o qual visa potencializar o desenvolvimento econômico e humano da região, tendo como foco o turismo sustentável.

Após reuniões com os Prefeitos e representantes dos municípios, a próxima etapa será a realização de check-list de autoavaliação dentro dos municípios que estão participando do projeto.

Conceito de Geoparque: Geoparque é um conceito definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para áreas geográficas unificadas pela relevância geológica internacional.

Atualmente, existem 127 geoparques da Unesco em 35 países. No Brasil, o único é o Parque Nacional do Araripe, no Ceará, gerenciado pela Universidade Estadual do Cariri. Na Região Central do Rio Grande do Sul, duas áreas são aspirantes ao reconhecimento: a Quarta Colônia e Caçapava do Sul.

Geoparque 2