No último sábado (03/04) a Prefeitura Municipal de Mata juntamente com o Museu Fragmentos do Tempo, inaugurou um marco em tributo ao botânico Saint-Hilaire, localizado em São Rafael, local onde foi comprovado que o explorador passou e foi recebido por um curitibano morador na vizinhança.
Além disso, no Museu Fragmentos do Tempo, foi construído um espaço com o busto de Saint-Hilaire, onde na base do pedestal foi colocada uma cápsula do tempo com o objetivo de retratar como é a vida hoje, nossos costumes e tecnologias, para então enterrá-las como forma de repassar para o futuro um pequeno fragmento do tempo, a qual será reaberta daqui 50 anos (2071).
Saint-Hilaire foi um botânico integrante da primeira leva de cientistas europeus que vieram para o Brasil percorrendo o país por 6 anos, naturalista e explorador francês que realizou suas pesquisas e estudos, segundo seu diário, que agora é livro, reuniu mais de 30 mil amostras de plantas e animais, sendo que muitas de suas pesquisas foram descritas pela primeira vez na história.
Um de seus grandes legados foi a catalogação da Ilex paraguariensis (erva mate), tão admirada pelas tradições gaúchas. Além desta, também foram registradas a pitangueira, mamica de cadela, paineira e entre outras.
Livro disponível através do link abaixo:
https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/250/1/167%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf
Vídeo da inauguração: