Um dia histórico. Primeiras 60 vacinas chegam em Mata!

A tão esperada vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan (Coronavac), chegou em nosso município no dia de hoje (20.01), marcando o início da imunização de nossa população.

As primeiras pessoas vacinas foram as profissionais da saúde: Enfermeira Renata e Técnica em Enfermagem Luana, ato simbólico que contou com a presença do Prefeito Municipal Rogério Kuhn, do Secretário Municipal de Saúde Raul Renato Warth e demais funcionários da Unidade Básica de Saúde – UBS do município.

Na sequência foram aplicadas mais vacinas em profissionais da linha de frente da saúde, como médicos, enfermeiras, técnicas em enfermagem e motoristas da ambulância. Também serão destinadas doses para os profissionais da saúde do Hospital de Caridade de Mata.

É importante lembrar que as doses até o momento enviadas não foram suficientes para vacinar a integralidade de profissionais de saúde, situação que será efetivada tão logo cheguem mais doses, conforme ordem de prioridade estabelecida no Plano Nacional de Imunizações - PNI.

Na tarde de hoje (19.01), o Prefeito Municipal Rogério Kuhn assinou o Decreto nº 1.842/2021, que mantém o município na bandeira de classificação de cor LARANJA, considerando que nosso município não possuiu óbitos e/ou internações nos últimos 14 (quatorze) dias, critério possibilitado pela Regra 0-0 do plano de distanciamento social controlado.

Acesse a íntegra do Decreto nº 1.842/2021:Decreto Municipal nº 1.842/2021 - Aplica Bandeira Laranja

No mapa definitivo de bandeiras divulgado no final de tarde de ontem (18.01) o Governo do Estado do Rio Grande do Sul CLASSIFICOU a Região Central na bandeira de cor vermelha, no período de 19/01/2021 a 25/01/2021.

Acesse a notícia no site do Governo do Estado: https://estado.rs.gov.br/com-um-recurso-deferido-mapa-definitivo-fica-com-19-regioes-em-vermelho-e-duas-em-laranja-na-37-rodada

Neste contexto, esclarecemos aos estabelecimentos privados (comércio, indústria e serviços) que NÃO HÁ QUALQUER ALTERAÇÃO na realidade local, sendo que o desempenho de suas atividades poderão continuar sendo efetivadas de acordo com as medidas previstas na bandeira LARANJA.

Também na tarde de hoje o Prefeito assinou o Decreto nº 1.843/2021, que retira o município do sistema de COGESTÃO REGIONAL, decisão que foi tomada após deliberação colegiada dos 32 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Central do Estado - AMCENTRO no dia 18/01/2021.

Acesse a íntegra do Decreto nº 1.843/2021: Decreto Municipal nº 1.843/2021 - Revoga COGESTÃO

Por fim, é de importante REITERAR a necessidade de manutenção das medidas de prevenção, a fim de que a proliferação do vírus não aumente.

Durante o dia de hoje (14.01) o Prefeito Rogério Kuhn e o Assessor Jurídico Ruan Pablo Schütz participaram de reunião da Associação dos Municípios da Região Central do Estado – AMCENTRO, no Hotel Recanto Business, em Recanto Maestro no Município de Restinga Seca.

Na oportunidade foram apresentados os 33 gestores que administrarão os municípios que compõem a região central do estado nos próximos 4 anos, bem como foram tratados assuntos relativos ao detalhamento do plano de cogestão regional no âmbito de ações e medidas sanitárias adotadas no período de pandemia que atravessamos.

A reunião também abordou a aplicação da Lei Complementar nº 173/2020 nos municípios, especialmente no que se refere aos aspectos jurídicos estabelecidos no Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) previsto na lei.

O encontro também tratou da preparação da logística para início da vacinação, medidas que deverão ser executadas conjuntamente pelos municípios da região para facilitar a aplicação segura e célere das doses de vacinas enviadas pelo Governo Federal.

Na tarde de ontem (12.01) o Prefeito Municipal Rogério Kuhn assinou a Portaria nº 038/2021 que designa a nova composição do Conselho Municipal de Desportos – CMD, a qual incumbe promover, estimular, orientar e fiscalizar as práticas esportivas no Município.

O mandato dos integrantes tem duração paralela ao do Prefeito Municipal, ou seja, para o quadriênio 2021/2024, podendo ser alterado pelo Chefe do Executivo neste interstício de tempo.

Novos integrantes:

- Josceli Machado da Silva;

- Jonas Guilherme Stuker;

- Lisandro Machado Bevilaqua;

- Maicon Gonçalves;

- Valdisnei Fernandes.

Nos próximos dias os integrantes do conselho deverão se reunir para escolha do novo Presidente.

O Conselho Municipal de Desportos – CMD foi criado pela Lei Municipal nº 037/1972.

Acesse a íntegra da Lei pelo link a seguir: Lei Municipal nº 037/1972

A regulamentação da Lei é estabelecida pelo Decreto Municipal nº 01/1972.

Acesse a íntegra do Decreto pelo link a seguir: Decreto Municipal nº 01/1972

A solenidade de posse dos novos gestores do Poder Executivo Municipal foi realizada na manhã do dia 01 de janeiro, no Gabinete do Prefeito, junto ao prédio da Prefeitura.

No ato, os novos administradores Rogério Kuhn e Mauricio Taschetto prestaram compromisso e destacaram a responsabilidade de zelar pelo desenvolvimento e o bem-estar dos munícipes no quadriênio 2021/2024.

O Prefeito Municipal Rogério Kuhn destacou que "a gestão para os próximos 4 anos será focada no desenvolvimento eficiente, impessoal e transparente”.

A posse junto à Câmara Municipal de Vereadores foi realizada anteriormente ao ato no gabinete, oportunidade que também foram empossados os vereadores para mandato na legislatura 2021/2024.

Composição do Parlamento Municipal (2021/2024):

Loivo Kuhn (PP)
Ronaldo Kuhn (PP)