MUSEU PADRE DANIEL CARGNIN

Padre Daniel Cargnin chegou no município de Mata/RS no ano de 1976, onde se dedicou à suas obrigações religiosas e a paleontologia, sendo que o primeiro desafio que encontrou foi mostrar a sociedade o valor que possuíam à sua frente! Não eram apenas pedras e sim fósseis vegetais de mais de 200 milhões de anos.

Assim foi criado o Museu Municipal Padre Daniel Cargnin, em homenagem a pessoa que mais ajudou o município durante 26 anos, o responsável pela criação das ornamentações (praças, escadarias, grutas), da real descoberta do nosso maior tesouro.

O museu está localizado no centro do município, possuindo 2.500 peças fósseis, tanto animal quanto vegetal, considerado um dos maiores acervos do Brasil com peças originais. As visitas podem ser feitas via agendamento no fone (55) 3259-1272 ou até mesmo durante a semana das 08 hs ás 17 hs, sábado das 09 hs às 11:30 hs e das 13 hs às 17 hs, nos domingos estará aberto das 13 hs às 17 hs. Lembrando que para os cidadãos matenses a entrada é gratuita.  Venha nos visitar! 

 

 

 JARDIM PALEOBOTÂNICO 

Em 1980, a Prefeitura Municipal de Mata e a Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM ) firmaram um convênio que serviria de campo de estudo e pesquisas no município, com isso criou-se o Jardim Paleobotânico, única reserva delimitada do Brasil em quantidade de fósseis do gênero, com 3,6 hectares totalmente delimitados e que no ano de 2017 foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.  

Mata é uma terra de grande importância turística e científica!

 

  

PRAÇA MARTIMIANO EGGRES DA COSTA 

Construída em 1986, originou-se de uma doação de Joaquina da Silva Costa, com a condição de ser dado o nome de seu marido no local. Nesta praça está localizado o maior tronco fóssil do município, com 11 metros de comprimento e 1 de diâmetro pesando em torno de 15 toneladas. 

A praça, como o restante da cidade, é decorada com fósseis nas calçadas e nos canteiros. Também possui uma quadra de esporte,  aeronave Xavante e a igreja luterana, decorada com fósseis. 

IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO    

Foi o primeiro trabalho de ornamentação com os fósseis, onde foi realizado as escadarias, uma cruz e uma pequena praça idealizada pelo Padre Daniel Cargnin no ano de 1977. A Igreja Matriz Santo Antônio foi onde o Pe. Daniel chegou para exercer sua função no ano de 76, desde que chegou se interessou-se pela proteção e estudos dos fósseis vegetais que o município possui.

Graças a ele, foi mostrado o valor desde material e assim como forma desses fósseis não serem retirados no município foi idealizadas as praças, escadarias, grutas, casas. 

 

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

No lado esquerdo da Igreja Matriz, há a gruta de Nossa Senhora de Lourdes com uma escadaria aos seus pés sendo construídos de fósseis vegetais.  Para a chegada possui uma via calçada e logo inicia o primeiro plano de escadarias com 12 degraus, o segundo plano possui 21 degraus onde chega ao oratório da Santa, onde todo ele é feito com pedaços de pedras que eram madeiras.

A gruta é localizada à encosta do morro, num ambiente calmo e com muita vegetação. Aos devotos de Nossa Senhora há o ditado que todo pedido feito à Santa, é atendido.  

 

                            

 

 

 
Atendimento ao Público
08h às 14h 
Fale Conosco
prefeitura@mata.rs.gov.br         
(55)3259-1122
       
Endereço
Rua do Comércio, nº495
Mata - Rio Grande do Sul
Cep 97410-000
© 2018 Prefeitura de Mata. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim -samuel@saopedronet.com.br

Search