Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos 05 (cinco) anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita presencialmente ou pela internet. Na primeira opção, o reservista deve comparecer à última organização militar em que serviu ou na Junta de Serviço Militar do Município, no período de 09 à 16 de dezembro de 2018.

Já a opção pela internet deve ser feita a partir de sítios eletrônicos específicos. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

A 5ª (quinta) e última apresentação deverá obrigatoriamente ocorrer de forma PRESENCIAL.

Sec. JSM/190