No dia de ontem (29/11) Mata recebeu do Governo Federal o Selo+Turismo que garante ao município prioridade de tramitação no Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo). O certificado foi entregue em meio eletrônico, com validação digital pelo Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Sr. José Antônio Parente.

No Estado do Rio Grande do Sul apenas 08 municípios possuem o Selo+Turismo, entre eles Mata, evidenciando a distinta certificação concedida.

As propostas que obtiverem o Selo poderão também ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do Ministério do Turismo.

De acordo com o prefeito Sergio Roni Bruning, agora o município passa a ter prioridade em seus projetos e em seus pleitos junto ao Governo Federal e Órgãos Públicos que possam alocar recursos para execução da infraestrutura turística.

O Secretário de Turismo, Cultura e Paleontologia, Jeferson Saurin, afirmou que "tal certificação é o resultado de muito trabalho e empenho por parte da atual gestão municipal, com ações efetivas implementadas no âmbito do turismo desde o ano de 2017".

O Selo Oficial +Turismo identifica que os planos ou projetos priorizados e, previamente analisados pelo MTur, estão alinhados com as diretrizes do Programa.

 

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos 05 (cinco) anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.  

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita presencialmente ou pela internet. Na primeira opção, o reservista deve comparecer à última organização militar em que serviu ou na Junta de Serviço Militar do Município, no período de 09 à 16 de dezembro de 2018.

Já a opção pela internet deve ser feita a partir de sítios eletrônicos específicos. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

A 5ª (quinta) e última apresentação deverá obrigatoriamente ocorrer de forma PRESENCIAL.

 

Sec. JSM/190

 

Na última semana, em continuidade aos serviços de ampliação e manutenção da rede de escoamento de água pluvial do Município, a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento instalou cerca de 13 tubos de concreto na Rua Sete de Setembro.

Conforme explicou o Secretário de Obras e Saneamento, Jorge Mascarin, a instalação de tubos de concreto se mostrou necessária face a execução de obras de calçamento realizadas na travessa que faz ligação das ruas Quinze de Novembro e Marechal Rondon, bem como a fim de viabilizar o correto e eficiente escoamento de água no local.

 

 

 

 

Para garantir o escoamento de água pluvial, a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento instalou cerca de 18 tubos de concreto na Rua Nock, em continuidade as ações de melhoramento da infraestrutura do Município.

De acordo com o Secretário de Obras e Saneamento, Jorge Mascarin, o objetivo da obra é solucionar o problema de escoamento de água da chuva, coletando e desviando o fluxo da água, diminuindo a proliferação de vetores, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores do entorno.

 

 

Para garantir a participação dos matenses no processo de contratação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Município, a Prefeitura promoveu, na tarde do dia 25/10/2018, uma Audiência Pública nas dependências do Museu Municipal Pe. Daniel Cargnin. Participaram representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), além de contribuintes e usuários da concessionária.

Durante a reunião, o chefe do Executivo, Sergio Roni Bruning, explanou as demandas que pretende incluir na minuta do novo Contrato de Programa, bem como ressaltou a importância da realização do ato público para participação da comunidade. A Audiência Pública foi comunicada por meio de edital convocatório publicado em jornal de circulação regional e rádio local.

Para dar transparência ao processo de elaboração do contrato, além da Audiência Pública, encontra-se disponível para consulta no site o inteiro teor da minuta do contrato de programa (disponível nas abas: serviços>downloads). Ainda, até o dia 08/12/2018 a Prefeitura estará recebendo sugestões relativas ao novo contrato, as quais devem ser encaminhadas para e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 
Atendimento ao Público
08h às 14h 
Fale Conosco
prefeitura@mata.rs.gov.br         
(55)3259-1122
       
Endereço
Rua do Comércio, nº495
Mata - Rio Grande do Sul
Cep 97410-000
© 2018 Prefeitura de Mata. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim -samuel@saopedronet.com.br

Search